a arte de educar

Para Dom Bosco,  educar é a capacidade de integrar razão, religião e afeto visando o bem integral do educando e do meio ao qual se encontra. Isto faz da educação um ato evangelizador, pois comunica a suprema bondade de Deus mediante a sua mais perfeita obra, o homem. 

Nosso time 

Dra. Graciete  Cardoso

Doutora em Ciências da Educação pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma (Itália). Mestre em Ciências da Educação com Especialização em pedagogia escolar e formação profissional. Especialista em didática, educação de jovens e adultos, pedagogia social e orientação escolar. Atuou por diversos anos como Coordenadora Pedagógica e Orientadora Educacional no Brasil. Foi professora assistente no curso de pedagogia na UNAMA no Brasil. Colaborou como Educadora na Instituição POPLAB em Roma/Itália e por diversos anos colaborou como pedagoga na Associação Onlus Casa social Luciana em Roma/Itália.

Me. ​Fábio Biscalchin

Mestre em Educação (Filosofia) pela Universidade Metodista de Piracicaba (2007), com a dissertação/livro "Papagaios Burros: O desejo do mercado e a submissão da universidade".
Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (1994), com a monografia "A verdade num diálogo em Martin Buber". 
Principais temas de pesquisa: filosofia, teologia, ética, educação, ensino superior e responsabilidade social.

Danilo Guedes 

Salesiano de Dom Bosco, licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (2016), especialista em Salesianiade pela mesma Universidade (2018). Atuou como Educador de Pastoral no Colégio Dom Bosco de Campo Grande - MS e Colégio S. Gonçalo de Cuiabá - MT. Atualmente estuda Teologia na Pontifícia Universidade Salesiana de Roma, Itália. Editor chefe e fundador da plataforma Creio.org

Referência em Educação Católica em todo mundo, Dom Bosco criou o Sistema Preventivo, método baseado em três pilares: razão, religião e amor, e que está presente na proposta educativa das escolas Salesianas.

Inspirado na caridade de Deus que atende cada criatura com a sua providência, o Sistema Preventivo mantém o foco na proteção integral e nos cuidados especiais com os jovens, por meio do amor e do acolhimento.

A educação e evangelização estão no centro da missão Salesiana. A pastoral objetiva a promoção integral da pessoa.

A opção pelos jovens se traduz em tornar profunda a credibilidade como “sinais e portadores do amor de Deus” para cada um deles.

A pedagogia de Dom Bosco

©2020 por Danilo Guedes