Os 04 pilares da vida cristã

01

Ensinamento

διδαχή

02

Fraternidade

κοινωνία 

03

Eucaristia

04

Oração

Oratio

εὐχαριστία

"Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações".
(Cf. Atos 2,42)

01

Ensinamento

Desde a primeira comunidade apostólica, a Igreja se dedica ao anuncio e ensino da boa nova de Jesus Cristo. Hoje, após dois milênios do primeiro anúncio, nós cristãos católicos, como membros deste corpo vivo de Cristo que é a Igreja, somos convocados a dar continuidade a esta nobre missão por meio de novos meios que alcancem principalmente aqueles mais distantes da Igreja ou que já receberam os sacramentos da iniciação cristã, mas não os vive na prática. A Nova Evangelização, não consiste em proselitismo, mas no testemunho vivo daquilo que professamos e acreditamos. Por isso a melhor forma de ensinar nos dias de hoje, é por meio da nossa vida de fé, é deixar-se "cristificar “pelo amor de Deus, para sermos outros "Cristos “na sociedade.

«A catequese está intimamente ligada a toda a vida da Igreja. Dependem essencialmente dela não só a expansão geográfica e o crescimento numérico, mas também, e muito mais ainda, o crescimento interior da Igreja e a sua conformidade com o desígnio de Deus» S. João Paulo II

02

fraternidade

Sejamos um para que mundo creia (Jo,17,21), o trecho da oracao sacerdotal de Jesus, seu ultimo discurso aos apostolos, é um testamento espiritual de Cristo á todos nós membros do seu corpo. De fato o maior testemunho que podemos dar da nossa fé, é a unidade fraternal em Jesus Cristo, no amor do Pai e na comunhão do Espírito Santo. Vivemos numa época de profundas polarizações ideológicas em nosso meio cristão, sobretudo nas redes sociais, nosso espaço privilegiado de missão. Como superar os extremismos que causam divisão no corpo de Cristo? 

- Pela abertura ao diálogo, pois somente assim compreenderemos o que move o "outro";

- Aceitaçao dos nossos limites, a psicologia alega que grande parte daquilo que achamos que há de errado nos outros, na verdade vive em nós.

- Caminhar juntos e partilhar a vida, para crescer e superar as barreiras de divisão. 

03

eucaristia

A eucaristia é o memorial da nova e eterna aliança, é o próprio Cristo que se perpetua ao longo dos séculos por meio da liturgia eucarística. Isso faz da celebração da Santa Missa o centro e culmine da vida cristã. A eucaristia nos faz Igreja, por isso é inconcebível se dizer católico e não participar de algum modo do banquete do Senhor. É preciso redescobrir a beleza da eucaristia, pois somente ela é capaz de comunicar a verdade existente neste grande mistério.

A Eucaristia é:

- Ação  de graças e louvor ao Pai,
 - Memorial sacrificial de Cristo e do Seu corpo,
-  Presença de Cristo pelo poder da sua Palavra e do seu Espírito.

 (Catecismo da Igreja Católica, 1322- 1419). 

04

Oração

A Oração, do latim Oratio, é fruto da contração de duas palavras: Ora (falar) e atio (ação). Ou seja, a nossa oração se materializa em atitudes concretas em favor dos nossos irmãos e irmãs ao serviço do Reino de Deus. 

«Para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado para o céu, é um grito de gratidão e de amor, tanto no meio da tribulação como no meio da alegria» S. Teresa do Menino Jesus. 

A maravilha da oração revela-se precisamente, à beira dos poços aonde vamos buscar a nossa água: aí é que Cristo vem ao encontro de todo o ser humano; Ele antecipa-Se a procurar-nos e é Ele que nos pede de bebe (...) Santo Agostinho. 

(Catecismo da Igreja Católica, 2558-2565). 

 

se liga nestes atuais

documentos da igreja

papa francisco

©2020 por Danilo Guedes