• Creio

A Missa online tem o mesmo valor da missa presencial?

Atualizado: Abr 20

“Pela natureza e pelas exigências do ato sacramental, não é possível equiparar a participação presencial da missa com a midiática "

A revolução da comunicação digital gerou inúmeros benefícios, e com eles também a nossa vida espiritual atingiu um outro nível. Em tempos de isolamento social e missa online, é sempre pertinente a clássica pergunta sobre a validade da missa.

Antes de tudo é preciso distinguir a diferença entre a realidade virtual e a realidade aumentada, esta ultima gera uma experiência de interação direta entre sujeito e objeto (o GPS por exemplo), enquanto a realidade virtual não engloba necessariamente os sentidos do sujeito. Sendo assim, a missa transmitida, jamais pode ser considerada virtual, e sim uma realidade aumentada na qual os telespectadores participam de forma indireta.

Segundo a liturgia cristã, o culto prestado a Deus é principalmente comunitário (liturgia = culto do povo) e enriquece a participação pessoal. Sempre é assim a celebração da Eucaristia: toda a assembleia participa (não apenas assiste) da celebração eucarística presidida pelo sacerdote e, junto dele, exerce o sacerdócio comum unindo a oferenda de si à de Cristo, feita de uma vez para sempre, deste modo a participação na Santa missa se torna uma ação plena, ativa e frutuosa como nos orienta o Concilio Vaticano II.

Na atual situação de emergência sanitária na qual o mundo se encontra, não resta outra possibilidade que potencializarmos o uso deste recurso e fazer disto uma oportunidade para fortificar os vínculos em nossas famílias (Igreja doméstica).

Enfim a missa transmitida, quando bem celebrada pelo telespectador, tem um profundo significado espiritual, porém não há valor sacramental, uma vez que para ser considerado sacramento há necessidade da conjugação de matéria e forma.


#liturgia #espiritualidade #coronavirus #família

Fontes:

Rivista di Pastorale Liturgica n.338 – New media e liturgia.

Il giorno del Signore, 1984

Giornale Toscana oggi

130 visualizações

©2020 por Danilo Guedes