• Creio

Como ler o Novo Testamento?

Metodologia de leitura e estudo da Palavra de Deus

Qual a necessidade de um plano de leitura para ler o Novo Testamento?

Não basta fechar os olhos e abrir em uma parte aleatória para ler o que Deus tem a me dizer?

Bom, antes de tudo, a Bíblia não é um livro de perguntas e respostas na qual Deus nos oferece a solução de todos os nossos problemas! É preciso superar esta visão utilitarista e instrumentalizada da Palavra de Deus.

A Bíblia se explica por si mesma. Por isso, é tão importante um plano de leitura!

O Novo Testamento é para nós cristãos a fonte principal de conhecimento sobre a pessoa de Jesus Cristo. Ao contrário de como grande parte das pessoas pensam, não é ideal fazer uma leitura sequencial do Novo Testamento, partindo de Mateus até o Apocalipse, visto que a ordem na qual se encontra os livros, não segue uma narrativa sequencial e pedagógica. Deste modo sugerimos um plano de leitura metodológico a partir da 1ª Carta e do Evangelho de São João. Mas por que começar por João?

Nestes textos encontramos a essência do cristianismo, o Kerigma, ou seja o anúncio de que Deus nos ama e nos escolheu por primeiro, de que somos salvos por sua graça generosa, e não por nossos méritos e conquistas. É o próprio discípulo amado que nos narra a partir da sua experiencia pessoal do amor de Deus.

Na conclusão, São João diz: “Isto vos escrevi para que saibais que tendes a vida eterna, vós que credes no nome do Filho de Deus” (1 Jo 5, 13). Lendo e relendo, você vai se convencendo desta feliz realidade: Você é amado! Você é escolhido!

Plano de leitura do Novo Testamento:


1  1ª Carta de São João (2 vezes)

2  Evangelho de São João

3  Evangelho de São Marcos

4 As pequenas cartas de São Paulo:

  • Gálatas

  • Efésios

  • Filipenses

  • Colossenses

  • 1ª e 2ª Tessalonicences

  • 1ª e 2ª Timóteo

  • Tito

  • Filêmom

5  Evangelho de São Lucas

6  Atos dos Apóstolos

7  Carta aos Romanos

8  Evangelho de São Mateus

9  1ª e 2ª Carta aos Coríntios

10  Hebreus

11  Carta de São Tiago

12  1ª e 2ª Carta de São Pedro

13  2ª e 3ª Carta de São João

14  Carta de São Judas

15  Apocalipse

16  1ª Carta de São João (3ª vez)

17  Evangelho de São João (2ª vez)


Para aprofundar: Tenha um caderno em branco e use-o para anotar as passagens que te chamam mais atenção. Busque fazer conexão com outras passagens do mesmo livro ou de outros, e a partir delas, faça a tua própria síntese.

Use uma ou mais palavras chaves para te orientar no estudo.

Siga o exemplo:

Amor de Deus:

- 1 João 3,1 "Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu".

-1 João 4:19 "Nós amamos porque ele nos amou primeiro".

- 1 João 5,3 "Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados".

- João 3,16 "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna".


13 visualizações

©2020 por Danilo Guedes