Como ler o Novo Testamento?
Metodologia de leitura e estudo da Palavra de Deus
Qual a necessidade de um plano de leitura para ler o Novo Testamento?
Não basta fechar os olhos e abrir em uma parte aleatória para ler o que Deus tem a me dizer?
Bom, antes de tudo, a Bíblia não é um livro de perguntas e respostas na qual Deus nos oferece a solução de todos os nossos problemas! É preciso superar esta visão utilitarista e instrumentalizada da Palavra de Deus.
A Bíblia se explica por si mesma. Por isso, é tão importante um plano de leitura!
O Novo Testamento é para nós cristãos a fonte principal de conhecimento sobre a pessoa de Jesus Cristo. Ao contrário de como grande parte das pessoas pensam, não é ideal fazer uma leitura sequencial do Novo Testamento, partindo de Mateus até o Apocalipse, visto que a ordem na qual se encontra os livros, não segue uma narrativa sequencial e pedagógica. Deste modo sugerimos um plano de leitura metodológico a partir da 1ª Carta e do Evangelho de São João. Mas por que começar por João?
Nestes textos encontramos a essência do cristianismo, o Kerigma, ou seja o anúncio de que Deus nos ama e nos escolheu por primeiro, de que somos salvos por sua graça generosa, e não por nossos méritos e conquistas. É o próprio discípulo amado que nos narra a partir da sua experiencia pessoal do amor de Deus.
Na conclusão, São João diz: “Isto vos escrevi para que saibais que tendes a vida eterna, vós que credes no nome do Filho de Deus” (1 Jo 5, 13). Lendo e relendo, você vai se convencendo desta feliz realidade: Você é amado! Você é escolhido!

Plano de leitura do Novo Testamento:
1 1ª Carta de São João (2 vezes)
2 Evangelho de São João
3 Evangelho de São Marcos
4 As pequenas cartas de São Paulo:
Gálatas
Efésios
Filipenses
Colossenses
1ª e 2ª Tessalonicences
1ª e 2ª Timóteo
Tito
Filêmom
5 Evangelho de São Lucas
6 Atos dos Apóstolos
7 Carta aos Romanos
8 Evangelho de São Mateus
9 1ª e 2ª Carta aos Coríntios
10 Hebreus
11 Carta de São Tiago
12 1ª e 2ª Carta de São Pedro
13 2ª e 3ª Carta de São João
14 Carta de São Judas
15 Apocalipse
16 1ª Carta de São João (3ª vez)
17 Evangelho de São João (2ª vez)
Para aprofundar: Tenha um caderno em branco e use-o para anotar as passagens que te chamam mais atenção. Busque fazer conexão com outras passagens do mesmo livro ou de outros, e a partir delas, faça a tua própria síntese.
Use uma ou mais palavras chaves para te orientar no estudo.
Siga o exemplo:
Amor de Deus:
- 1 João 3,1 "Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu".
-1 João 4:19 "Nós amamos porque ele nos amou primeiro".
- 1 João 5,3 "Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados".
- João 3,16 "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna".
