Presépio de Páscoa: que tal?
Já virou tradição montar todos os anos o Presépio Pascal na Basílica de São João Bosco em Roma.
Sim, parece estranho, pois logo quando ouvimos a palavra Presépio logo vem em mente a manjedoura com o menino jesus, rodeado por Maria, José, e os pastores com seus animais. A tradição do presépio nasce em 1223 com S. Francisco de Assis, que iluminado pela luz do Espírito, decide representar concretamente o nascimento do Senhor Jesus com um Presépio vivo, um recurso de evangelização e catequese num período onde quase 90 % da população era analfabeta.
Com o mesmo intuito de estender esta bela tradição também para o Tempo Pascal, surge na modernidade, as primeiras representações da paixão, morte e ressurreição de Jesus a forma de diorama. Não se sabe ao certo quem tenha começado, porém é uma característica típica do sul italiano, em particular de Nápoles, considerada a capital mundial do presépio.
Por meio da representação dos grandes momentos da vida de Jesus, se educa as crianças, adolescentes e jovens na fé, mediante a beleza que comunica a verdade da revelação bíblica em Jesus Cristo. Por exemplo, já se tornou tradição montar o Presépio Pascal na Basílica de São João Bosco em Roma, todos os anos os Catequistas e catequizandos se unem nesta bela missão de representar e refletir os mistérios da vida de Cristo e o seu profundo amor pela humanidade durante os 50 dias do tempo Pascal. Geralmente é preparado durante a Quaresma, porém nada impede que permaneça durante todo o período Pascal.
Que tal levar esta ideia para a tua casa, comunidade ou paróquia?
Converse com teu pároco e veja o que pode ser feito para contribuir ainda mais com a vivência do tempo pascal.

#Presépio #Páscoa #cultura #catequese #espiritualidade
Fontes:
Presepe pasquale, una tradizione antica da riscoprire:
https://www.holyart.it/blog/occasioni-speciali/presepe-pasquale-una-tradizione-antica-da-riscoprire/
Presepe a S. Giovanni Bosco: https://www.parrocchiadonbosco.it/il-diorama-di-pasqua-2018/