PERCURSO

exclusivo para membros 

ESTUDO

PIEDADE

MISSÃO

Ignorar a Escritura é ignorar a Cristo.

S. Jerônimo

Tende em vós os mesmos sentimentos de Cristo.

Fl.2,5-8

Ide e fazei discípulos

Mt.28,19-20

Pedagogia de Emaús   Lucas 24,13-35

Chamado

O próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles.

Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram

Resposta

«Fica em nossa companhia, porque é tarde e o dia já declinou. Ele entrou para ficar com eles.» 

Discernimento

"Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?"

Missão

Eles se levantaram e voltaram para Jerusalém onde encontraram os Onze reunidos com os outros. E estes confirmaram: "Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!"

exclusivo para membros 

Missão  

A palavra projeto, nos remete a ideia de projeção imagética, ou ação concreta de algo metódico e por vezes não tanto entusiasmante. Quem já não passou pelo sufoco do projeto de TCC?  Um projeto indica sempre um caminho a ser percorrido, este por sua vez, é constituído de etapas e objetivos específicos. Por isso a palavra que melhor define o Projeto Creio é itinerário da fé, que indica o caminho (tipo GPS?),talvez. 

Porém não se tratará de um conjunto de normas ou fórmulas mágicas para viver a espiritualidade cristã com mais convicção e profundidade, mas sobretudo de caminharmos juntos neste contínuo processo de construção da nossa identidade. 

Como?

Por meio de reflexões e partilhas sobre os mais variados temas que tocam a nossa vida cotidiana, em especial os temas relativos á pastoral juvenil e sua missão de ser sinal do amor de Deus e de vida em abundância. 

 

Quando?

Periodicamente publicaremos novos conteúdos na forma de  artigos,  vídeos formativos  e materiais de apoio, alguns dos quais seráo de acesso exclusivo para membros do projeto (totalmente gratuito). 

 Símbolo

A figura da abelha evoca um profundo significado da Tradição cristã,  infelizmente não mais recordado em nossas catequeses. O resgate de sua simbologia e espiritualidade, definirá o percurso do Projeto Creio que se fundamenta sobretudo na experiência comunitária da fé, testemunho profético numa era de profundo individualismo. 

Fundamentos: 

Liturgia: Por muito tempo todas as velas usadas na liturgia eram produzidas com a cera de abelha, com a escassez deste recurso, se restringiu apenas ao Círio Pascal, a luz de Cristo. No Solene anúncio da Ressurreição do Senhor (Exultet), duas vezes a abelha é mencionada (fruto do trabalho das abelhas e da cera produzida pela abelha mãe).

Na Bíblia: O Antigo Testamento faz muitas referencias ás abelhas e seu significado de trabalho inestancável, de zelo, pequenez, fidelidade, metodologia e organização. Interpretada como imagem de Israel e da Virgem Maria (a Abelha Rainha desta colmeia).

(Eclo. 11,3); (Is.7,15); (Sl. 81,17); (Mt. 3,4). 

Padres da Igreja: Teoletto di Filadelfia orientava sua comunidade em imitar a sabedoria das abelhas. Já Santo Ambrósio de Milão dizia Igreja é como uma colmeia, na qual os cristãos trabalham com zelo e fidelidade, procurando e obtendo o melhor de cada flor: o mel.

Já o grande místico São Bernardo de Claraval, considerou as abelhas como símbolo do Espírito Santo que voa e se alimenta do profundo das flores.

Papa Pio XII: Em 1958 fez um célebre discurso aos Apicultores de todo o mundo, salientando a importância das abelhas para compreender a inteligência criadora de Deus. Por isso "Creio, logo existo", o jogo de palavras de tradição cartesiana (Cogito ergo sum), pretende inspirar os jovens a estudarem profundamente os mistérios da nossa fé, como principios racionais que garantem o nosso ser no mundo, a nossa existência!

Aventure-se conosco! 

 

Creio

e faço parte

do Corpo de Cristo.

Vista você também esta camisa e faça parte deste time de fé que evangeliza pelo estudo e pela arte.

Amai, honrai 

e servi a Maria Santíssima. 

Dom Bosco

Nossa Senhora Auxiliadora: A abelha Rainha da nossa colmeia

©2020 por Danilo Guedes